top of page

Tarô das Deusas Universais: Arcano 0 | O Louco

  • Foto do escritor: Aline Pandora
    Aline Pandora
  • 18 de jun. de 2017
  • 5 min de leitura

"Sou uma Deusa ou um Deus? Me chamo Lan Tsai-Ho e sou um dos Oito Imortais da China. Personifico a despreocupação, a fantasia, a loucura e a extravagância."

Tarô das Deusas Universais - Maria Caratti Significado da lâmina: O Louco sempre aparece em momentos de transição de nossas vidas. Indica que devemos ter coragem de nos mover em direção ao desconhecido, simbolizado pelo abismo, com fé e coragem. Possibilidade de começar algo novo, de recomeçar algo que se havia deixado de lado por muitos anos. É o salto corajoso para uma nova fase. O Louco não nos fornece o resultado de nossas ações, desse impulso... ele é o impulso. O que virá depois vai depender de muitos outros fatores.

O Louco é também símbolo da inocência, da inconseqüência, da juventude tenra.

Aspectos Positivos: início de projetos, viagem, retorno, chegada, mudança, evolução, progresso, proeza, coragem, vontade, curiosidade, euforia, precipitação.

Aspectos Negativos: partida, vadiagem, preguiça, extravio, inconstância, busca inútil, imaturidade, regresso, fuga, erro, loucura, incapacidade de voltar atrás e reconhecer suas falhas.

Autoria: Lua Serena

O que eu penso sobre o Arcano: O Louco é um Arcano bem imprevisível, mas ao mesmo tempo, bem previsível. Você pode esperar tudo dele, mas ao mesmo tempo você não espera nada! Ele pode ter somente a vontade. Os resultados disso, não iremos saber, pois ele não fez... o Louco não gosta de ficar com essa dúvida: Hum, será que ia dar certo se eu fizesse?!. Não! Ele não pensa... ele vai e faz, somente depois ele pensa em suas ações e arca com suas conseqüências, algumas delas boas, outras nem tanto.

O Louco somos nós! Estamos aqui somente por um propósito... e o Louco vai em frente, ele pula do penhasco, por um objetivo. O de mudar...! Passaremos por várias pedras, assim como o Louco, mas iremos superá-las. Sempre, em todo o momento de nossas vidas, somos o Louco, nem que seja por um minuto de nosso dia, mas somos! Você precisa ser o Louco para acordar e enfrentar mais um dia de vida, sem nem ao menos sabermos o que nos espera pela frente, no minuto seguinte. Nos jogamos do penhasco todos os dias!

A Deusa desse Arcano é...

A afirmação certa seria, “A figura desse Arcano é...”, pois essa “Deusa” é por vezes tida como Deus também, ou até mesmo, uma Divindade hermafrodita, e por vezes também, uma criança assexuada.

Essa Divindade chama-se Lan Tsai-Ho, também conhecida como ho Lan Tsai e Lan Caihe. Ela é originária da China, e faz é integrante dos Oito Imortais Chineses, que são divindades do Taoísmo.

Segundo a própria crença, Os Oito Imortais Chineses foram pessoas normais, que fizeram coisas muito boas e tornaram-se imortais elevados espiritualmente, e hoje ajudam as pessoas. Hoje em dia, existem muito mais Imortais. Eles também são conhecidos como Os Xian.

“A palavra "xian" pode ser traduzida como ‘primeiro’ ou ‘novo’. Este significado se encaixa com a noção de que os imortais nascem de novo.”

Fonte: www.angelfire.com

Lan Tsai-Ho é a/o oitavo Imortal Chinês.

Sua história conta que Lan Tsai-Ho era praticamente um andarilho; um cantor de rua que cantava denunciando essa vida fugaz e seus prazeres ilusórios.

Lan Tsai-Ho é sempre representada com um cesto de flores, entre elas crisântemo, bambu, flores de ameixa e pinheiros; todas essas representando a longevidade. Ela dizia que era por esse cesto que conseguia alcançar a conexão com os Deuses.

Na minha opinião, Ela é extraordinária, mas sua história conta que ela foi tida como louca por muitos, pois diz-se que no calor andava de agasalhos e no frio, sua cama era de neve. Diziam ainda que, quando ela tinha dinheiro, saia cantando e dançando pelas ruas, jogando seus ouros no solo, para os pobres. Porém, possuía muitos seguidores.

Lan Tsai-Ho data da dinastia Tang (1766-1122 aC). Ela disse ter obtido a imortalidade banhando os furúnculos e feridas de um mendigo, que se acredita ter sido Li-Tieguai (outro dos Oito Imortais) disfarçado.

Ela sempre é representada com somente um pé dos chinelos. Seus animais são a garça e o elefante – não sabendo que ligação Ela possua com esses animais!

Há muitos mistérios – profundos! – que cercam essa antiga e maravilhosa Divindade sem sexo. Nunca havia estudado sobre Ela. Posso dizer que me apaixonei!

Apurem os olhos, e tentem ver mais do que o que vou lhes mostrar aqui. Vocês conseguirão entender muitos mistérios, até mesmo da história da própria Divindade.

Fazendo as ligações

Tudo nessa história e nessa Divindade – pelo menos até onde sabemos! – é bem óbvio, para ligarmos ao Tarô. Eu diria que Ela é perfeita para o Arcano 0...

Ela representa a inocência e a ingenuidade, quando se sabe que pode ser representada como uma criança assexuada. O fato de não ter um sexo definido simboliza a inocência, que é um grande atributo d’O Louco. Já sendo representada como um hermafrodita, pode representar o equilíbrio. Mas O Louco representa o equilíbrio?

Vai muito da situação e do ponto da vista de quem interpreta a carta – não somente numa jogada, mas também como veículo de transformação. O Louco, em minha opinião, é uma das cartas mais complexas e abrangentes do Tarô, justamente por não podermos esperar nada dele. O Louco é sempre você mesmo, e quem faz a sua vida é você... então tudo depende de você! Então sim, digo que pode representar o equilíbrio.

Vamos viajar um pouco mais a fundo, pensando no objetivo d’O Louco... é sempre a mudança, a quebra de paradigmas, o transformar, esperar o inesperado. Juntando isso ao caminho da Bruxaria – que é um caminho rumo ao equilíbrio! – podemos dizer que faz muito sentido.

E podemos ver claramente o ponto das mudanças e de “fazer a sua parte” na história de Lan Tsai-Ho, que é um ponto forte do Arcano 0. Você chega somente onde você quer chegar...

Lan Tsai-Ho era tida como louca – erroneamente? – e bêbada, uma andarilha, que somente cantava com sua flauta e dançava com os pobres. Mas com isso, ela quebrava paradigmas... os paradigmas da sociedade, da nobreza. Ela mostrou á todos que não precisa-se ter dinheiro para conseguir as coisas que mais valem na vida – e isso se prova quando sabemos que ela jogava seu dinheiro no chão! – pois, Ela conseguiu alcançar o que buscava, que era a espiritualidade, somente ajudando a uma pessoa que necessitava.

O fato d’Ela jogar dinheiro no chão e andar somente com um pé de chinelos simboliza seu desprendimento.

O Louco é isso... é você ser Louco o suficiente para ser desprendido de tudo isso e ir sempre em frente, ir á luta, com impulso, pensando somente no seu objetivo, e não no caminho que você precisará passar para chegar até ele.

Na história de Lan Tsai-Ho, podemos perceber um monte de coisas em somente uma situação citada: “No calor, Ela andava cheia de casacos. E no frio, sua cama era feita de neve!”, mas esqueceram de falar que isso é POR OPÇÃO!

Isso prova muitas coisas nessa história... além de seu desprendimento, sua inocência, a valorização das coisas que o dinheiro não paga, mostra ainda a sua grande sabedoria. Mostra também que de tola – como o Arcano 0 e ela também são chamados – ela não tem nada.

O fato d’Ela ter conseguido a imortalidade sem a intenção de tê-la conseguido mostra que Ela queria aquilo verdadeiramente, pois ajudou um Deus sem saber disso, pois agiu naturalmente. O Louco faz tudo isso, pois ele quer verdadeiramente!

Lan Tsai-Ho nos passa a mesma paz, esperança e alegria que o Arcano 0 passa! A obstinação que precisamos ter para seguirmos em frente, mesmo sabendo que os obstáculos virão. Mas se levarmos com felicidade, com foco e sem desviar do caminho, conseguiremos a “imortalidade” quando menos esperamos... e esse é o grande lance! Essa é a grande lição de Lan Tsai-Ho para nós... Sejamos abençoados!

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2017 por Blog Meu Livro das Sombras. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Black YouTube Icon
bottom of page